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Estratégia de Comunicação – o que é e porque preciso dela para a minha empresa?

Entende-se por Estratégia de Comunicação o plano de organização do conjunto dos sinais emitidos pela empresa em direção aos seus colaboradores, aos seus clientes, aos seus distribuidores, aos líderes de opinião, aos prescritores e a todos os alvos que possam ser identificados no processo de fabrico, distribuição e venda.

Para uma estratégia eficaz é necessário:
1. Análise da situação – utilize a análise swot para conhecer a realidade interna e externa da sua empresa ou do seu produto. Analise as ofertas da sua concorrência (e não apenas os preços que praticam), as campanhas publicitárias que desenvolvem (as promessas que fazem), as tendências do mercado interno e externo, as reclamações mais comuns dos consumidores. Pesquisa sobre as tendências mundiais de consumo.
2. Estabelecer os objetivos – estes podem ser definidos em valores de vendas, lucro, número de clientes ou em valores qualitativos como os níveis de recordação da marca, proximidade com o cliente, aumentar a fidelização.
3. Definição do target – entre clientes já conquistados, clientes a conquistar, influenciadores da compra, deverão ser definidos critérios demográficos, geográficos, sociais e económicos, de personalidade e estilo de vida, de comportamento de consumo, utilização e processo de compra.
4. Escolher o mix da comunicação - tendo em conta os passos anteriores será mais fácil de escolher os meios mais indicados para comunicar. Normalmente uma estratégia de comunicação inclui a utilização coordenada de vários destes meios: força de vendas, publicidade dita tradicional (outddor, rádio,imprensa e tv), direct marketing, marketing digital, relações públicas, promoções, patrocínio e mecenato, eventos e merchandisng.
5. Orçamento – dependendo do mix e da criatividade da campanha, o valor a investir poderá oscilar bastante. Lembre-se que nem sempre as campanhas mais complexas e caras são as mais eficazes. Uma grande ideia é aquela que consegue ser depurada ao ponto de se tornar tão simples e imediata quanto objetiva convincente.
6. Estratégia criativa e plano de media – este passo deve ser elaborado por uma agência de publicidade e compreende o desenvolvimento criativo da campanha e a escolha e reserva dos meios a utilizar.
7. Lançar a campanha e avaliação – a monotorização da campanha ao longo da sua implementação é essencial para confirmar que os objetivos estão a ser atingidos ou para efetuar as alterações necessárias.

© Ana Eva Ferreira, gestão de projetos